Foco e Escopo

Revista Thema é um periódico trimestral multidisciplinar focado nas áreas de ensino e de educação, editado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). A gestão editorial desta revista é automatizada por meio do Open Journal Systems (OJS), aplicativo computacional de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da University of British Columbia. A submissão de artigos é contínua e feita exclusivamente por meio deste site. Para avaliação dos artigos submetidos será adotado o processo Blind Review (avaliação cega). Atualmente a Revista Thema está indexada no Google Scholar ou Google Acadêmico (ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), no DOAJ  (Directory of Open Access Journals), no UlrichsWeb (fonte de informação detalhada, fácil de pesquisar, que dá acesso a 300 mil publicações, entre acadêmicas, de investigação, jornais eletrônicos, títulos revistos por pares, revistas conhecidas, jornais, boletins informativos), na Actualidad Iberoamericana (índice internacional de periódicos publicados em espanhol, em vários países da América Latina), no CrossRef (agência oficial de registro de identificador de objeto digital da International DOI Foundation), no LiVre - Revistas de Livre Acesso, no sumários.org - base indexadora de periódicos científicos brasileiros, resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP) e, na Plataforma Sucupira (ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação do Brasil) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros).

Equipe Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ciências Exatas e da Terra

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Biológicas

Engenharias

Ciências da Saúde

Ciências Agrárias

Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Humanas

Linguística, Letras e Artes

Outros (Bioética, Ciências Ambientais, Defesa, Divulgação Científica)

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos

Resenhas e Traduções

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos enviados ao periódico serão avaliados por pares às cegas por, no mínimo, dois pareceristas externos,  selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. Caso haja discordância quanto à aceitacao ou rejeição do trabalho, no caso de terem sido designados dois avaliadores externos, será designado um terceiro parecerista, também externo, para o desempate e definição da decisão editorial. Após a avaliação dada pelos pareceristas, o Comitê Científico recomenda, ou não, a publicação do trabalho ao conselho editorial. Os pareceristas da Revista Thema, representantes de cada área de conhecimento, são escolhidos pelo Comitê Científico do periódico.

Os trabalhos serão publicados na ordem de avaliação. Os trabalhos aprovados que não entrarem na edição seguinte ficam agendados para a próxima edição. O autor será comunicado e pode optar por retirar o artigo da lista de publicação. Trabalhos não aceitos serão devolvidos com as devidas justificativas.

Somente os autores informados no momento da submissão serão incluídos na versão final, caso o artigo seja aceito para publicação na revista. Sendo assim, solicitações para inclusão de novos coautores, durante o processo de avaliação e edição e, mesmo após a publicação, NÃO SERAM ACEITAS.

Trimestral

Política de Acesso Livre