A ciência pelas lentes dos smartphones: o potencial do aplicativo QR CODE no ensino de Química

Thiago Vinicius Ferreira, Jéssika de Sousa Ribeiro, Maria das Graças Cleophas

Resumo


Este artigo traz discussões e aplicações do uso dos smartphones para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Química. No contexto desta pesquisa, investigamos quais os benefícios e competências que são inerentes às atividades mediadas pelo uso dos dispositivos móveis, tendo como aporte a usabilidade dos QR codes e da realidade aumentada. Para coleta de dados, utilizaram-se questionário semiestruturado criptografado em linguagem QR code e capturas de imagens fotográficas da interação entre os sujeitos com o uso dos dispositivos móveis. O conjunto de dados recolhidos foi analisado com o auxílio do software NVivo11. Os resultados demonstraram que a atividade utilizando os dispositivos móveis como ferramenta de mediação pedagógica no ensino de Química contribuiu para que os alunos ampliassem formas de ler o mundo cientificamente por meio das lentes dos dispositivos móveis, proporcionou maior autonomia, demonstrou que a aprendizagem pode ser centrada no aluno, e favoreceu habilidades frente aos múltiplos letramentos necessários para o contexto educacional da atualidade, entre outros benefícios.

Palavras-chave


Smartphones, realidade aumentada, QR Code, dispositivos móveis, ensino de Química.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1217-1233.1006

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex