Abordagens para o ensino da pré-história regional

Marcos Rogério Kreutz, Neli Teresinha Galarce Machado, Jones Fiegenbaum

Resumo


Nas últimas décadas foram produzidas inúmeras obras regionais, cujo foco é a formação social, econômica e política de um determinado município. Muitas delas, dão ênfase à imigração europeia, ignorando a participação de outras etnias, como as sociedades indígenas. Algumas obras apresentam breves comentários apontando a ocupação indígena antes e após o contato com os europeus. Porém, alguns autores sequer mencionam a existência dessas populações. Em municípios do Rio Grande do Sul, na região Vale do Taquari, cujo território recebeu grande fluxo de imigrantes europeus é possível encontrar obras com esse viés. Vislumbrando este contexto, a principal abordagem deste estudo está em indicar e discutir o uso de obras com conteúdo defasado sobre populações indígenas que povoaram a região.  Para a consecução dessa investigação fez-se uso da pesquisa bibliográfica, consulta em relatórios de Projetos Acadêmicos e de Licenciamentos Ambientais, bem como o banco de dados do IPHAN. Assim, são apresentados novos dados sobre a Arqueologia Regional, contribuindo para o ensino nos espaços formais de educação.

Palavras-chave


Ensino; Arqueologia; História; Vale do Taquari.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1387-1403.1030

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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