Conceitos básicos de estatística: as lacunas conceituais de acadêmicos ingressantes no curso superior

Rejane Padilha Quedi, Luiz Marcelo Darroz

Resumo


Apresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar as lacunas conceituais sobre conceitos básicos de estatística de acadêmicos ingressantes no curso superior. Participaram da pesquisa 200 acadêmicos de uma universidade do Norte do Rio Grande do Sul, que, na época da coleta de dados, ainda não haviam cursado disciplinas da graduação abordando conceitos de estatística. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com quatro questões abertas sobre representação gráfica, dados em série e agrupados, que abordavam conceitos de média aritmética, moda, mediana, desvio padrão, interpretação tabular e gráfica. Para evidenciar as lacunas, analisaram-se os dados a partir do número de respostas certas e erradas. Ainda, para examinar se as respostas dos egressos de escolas da rede pública de ensino apresentam diferenças estatisticamente significativas em relação às dos acadêmicos que cursaram o ensino médio em instituições privadas de ensino, aplicou-se o teste exato de Fisher. Os resultados apontam a existência de lacunas conceituais entre os participantes para dados em série e dados agrupados. Os resultados também evidenciam que para alguns elementos pesquisados as respostas dos acadêmicos que cursaram o ensino médio em escolas públicas apresentam diferenças estatisticamente significativas em relação às dos egressos de escolas da rede privada.


Palavras-chave


Ensino de estatística. Lacunas conceituais. Educação básica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1256-1268.1033

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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