O planejamento pedagógico: reflexões sobre a prática docente na formação inicial de professores

Angelita Hentges, Alex Antunes Mendes, Andriel Souza Montágna, Maria Laura Brenner de Moraes

Resumo


O texto relata o processo de investigação-formação de acadêmicos das licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química de um Instituto Federal, no componente curricular de prática pedagógica. Esta se desenvolveu pelo desencadeamento de investigações sobre o planejamento pedagógico em escolas da educação básica, nas quais os acadêmicos se inseriram, realizando entrevistas e observações sobre o planejamento individual docente e sobre o planejamento coletivo, compreendido como o projeto pedagógico. Os pressupostos teóricos pautam-se pela perspectiva do professor reflexivo, e pela compreensão da prática como práxis interligada à teoria. As análises geradas tratam da relação entre os pressupostos teóricos estudados nas licenciaturas e suas potencialidades de análise da prática investigada.

 


Palavras-chave


prática;formação; planejamento

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1531-1537.1038

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex