Criação de jogos digitais na perspectiva de introdução à Modelagem Matemática nos anos iniciais

Marcia Regina Kaminski, Clodis Boscarioli

Resumo


Considerando a relevância de atividades com Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática para a formação da cidadania crítica, e para uma aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos, e reconhecendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como parte da Ciência e do cotidiano, o presente trabalho descreve uma experiência de abordagem da Modelagem Matemática por meio dos recursos tecnológicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A experiência relata o desenvolvimento de Jogos no Scratch na perspectiva da Modelagem Matemática por alunos do 5º ano de uma escola municipal de xxxxx/xx. A experiência é parte das atividades desenvolvidas nas aulas de Informática Educacional que integram as atividades regulares desenvolvidas na escola e revela que é possível, já nos anos iniciais, desenvolver atividades com Modelagem Matemática, vinculadas à utilização tecnologias.


Palavras-chave


Modelagem Matemática; Criação de Jogos; Anos Iniciais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1538-1548.1060

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex