As séries de TV como ferramenta pedagógica no ensino de Química

Aline Locatelli, Uliane Macuglia

Resumo


A disciplina de Química é considerada, pelos alunos, como tediosa e maçante porque, muitas vezes, seus conteúdos são desenvolvidos apenas da maneira tradicional com reprodução de fórmulas e conceitos isolados, sem nenhuma ligação com o cotidiano do aluno. A utilização de metodologias alternativas, como materiais audiovisuais, pode representar uma maneira de transpor essa barreira de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, apresenta-se aqui uma pesquisa realizada com alunos da 1ª série do ensino médio, na qual buscou-se mapear suas preferências pelas séries de TV. Posteriormente, analisou-se as séries preferidas e apresenta-se no presente artigo, propostas de quais os conceitos e conteúdos de Química poderiam ser explorados em alguns dos episódios das séries. Acredita-se que tal intervenção poderá promover um processo de ensino-aprendizagem de maneira curiosa e agradável, auxiliando o aluno a compreender o episódio da série por meio de conhecimentos científicos, abordando a ciência Química envolvida explicita ou implicitamente em cada trama.


Palavras-chave


Ensino-Aprendizagem; Química, Séries de TV.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1294-1301.1086

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex