Jogo do Mico Matemático: uma estratégia didática e lúdica para o ensino fundamental

Andrea Cristina Costa de Freitas, Maria Cristina do Amaral Moreira

Resumo


O artigo apresenta uma pesquisa empírica com foco na investigação do uso do Jogo do Mico Matemático a partir de figuras geométricas como um recurso didático para avaliação da aprendizagem de matemática. O recurso didático foi desenvolvido pela professora e pesquisadora, autora do artigo, visando à necessidade de incorporar novas estratégias no ensino de matemática de forma lúdica e significativa para os alunos. A pesquisa foi um estudo de caso, com duas turmas de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola estadual da baixada fluminense, totalizando 46 alunos participantes. O jogo foi utilizado para avaliar a aprendizagem dos alunos após as aulas teóricas da professora e pesquisadora sobre triângulos e quadriláteros. Para diagnosticar o uso do recurso pelos alunos, aplicamos um questionário com perguntas semiestruturadas após a realização do jogo. Os resultados apontaram que o jogo, para além do valor formativo da matemática, contribuiu com o seu caráter construtivista, para a estruturação do pensamento e do raciocínio dedutivo do conteúdo, além da aquisição de atitudes por meio da interação social.  


Palavras-chave


Ensino de matemática; aprendizagem significativa; recurso didático.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.489-500.1142

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex