Os estereótipos de gênero relacionados à dimensão profissional nas representações dos/as estudantes adolescentes

Alexandra Moraes Maiato, Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho

Resumo


A inserção feminina nas carreiras da área da Engenharia é uma problemática atual e ainda são poucas as mulheres que escolhem esse campo de trabalho. Considerando que os discursos sociais influenciam a construção das representações mentais de cada pessoa, impactando o comportamento e a tomada de decisão, inclusive no âmbito profissional, o presente texto objetiva apresentar o resultado da pesquisa realizada com estudantes do ensino médio de uma escola pública da Região Sul do Brasil. Foram objetos de análise os desenhos de profissionais da área da Educação e da Engenharia, realizados pela referida turma. Os resultados revelam que estereótipos de gênero permeiam as representações mentais dos/as jovens, o que pode influenciar a escolha da profissão na área da Engenharia, em especial pelas meninas.

Palavras-chave


Representação mental; crenças de autoeficácia; autoconceito; cultura; escolha profissional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.509-523.1192

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex