Kuhn e sua contribuição ao ensino de ciências: problematizando o uso não questionado do método

Onorato Jonas Fagherazzi, Paula Corrêa Henning

Resumo


Esse artigo discute a questão do método científico no pensamento de Thomas Kuhn. Para tanto, procura-se desenvolver uma discussão filosófica a partir das seguintes questões: Quais são os principais argumentos apresentados em prol da defesa do uso do método científico? Em contrapartida, que outros argumentos são explicitados por Thomas Kuhn contra o uso do método científico? Qual é o posicionamento de Kuhn em relação à discussão do método científico? Na defesa e discussão do emprego do método científico, delimitamos nossos fundamentos teóricos em Descartes e Kuhn. Da análise sobre aquela questão oriunda da Filosofia da Ciência, ressaltamos a importância da problematização do uso não questionado do método a fim de que não se possa engessar a mente numa ortodoxa metodologia que não traga mais dados novos.


Palavras-chave


Educação em ciência; método científico; filosofia da ciência.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.256-272.1229

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex