Possíveis confluências entre alfabetização científica e ação dialógica nos processos de formação do sujeito

Mateus Lorenzon, Eniz Conceição Oliveira, José Cláudio Del Pino

Resumo


Neste estudo, discutimos as possibilidades de desenvolvimento da Alfabetização Científica e da cidadania a partir da ação dialógica proposta por Paulo Freire. Para tanto, propomos uma interlocução teórica entre autores que abordam a temática do Ensino de Ciências, com teóricos que discorrem sobre o diálogo em uma perspectiva hermenêutica. Ao longo do estudo, destacamos que se a Ciência for compreendida como uma das formas de leitura de mundo, é possível colocá-la em diálogo com a realidade imediata do sujeito. Essa relação dialógica entre Ciência e realidade, permite aos educandos a criação de um ein Zwischen de ressignificação do real.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; alfabetização científica; ação dialógica; conscientização.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.210-220.1271

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex