Uso da Narração Multimodal no estudo das características da mediação do professor que influenciam o envolvimento produtivo dos alunos

Paula Sofia Teixeira Nunes, Maria Manuel Nascimento, Paula Maria Catarino

Resumo


Neste trabalho pretende-se identificar e descrever características das ações de mediação do professor que condicionam o envolvimento produtivo dos alunos na disciplina de matemática, durante a realização de tarefas relacionadas com o tópico das “Probabilidades”. Esta investigação baseou-se num estudo de caso. Foram acompanhados os alunos de uma turma do 9.º ano, durante uma aula, utilizou-se como instrumento de recolha de dados a Narração Multimodal (NM) e procedeu-se à sua análise de conteúdo. Foram identificadas características da mediação do professor que promoveram o envolvimento produtivo dos alunos nas tarefas implementadas, bem como, ações que evidenciam o envolvimento e indicadores de produtividade dos alunos.


Palavras-chave


Mediação do professor; aprendizagem de matemática; envolvimento produtivo nas tarefas; narração multimodal.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.364-379.1290

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex