Percepção de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a relação entre Projeto Pedagógico e formação inicial

Luiz Fernando Mackedanz, Rejane Sperling Sell Mackedanz

Resumo


Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental constituem-se em um espaço que exige uma grande gama de conhecimentos docentes diferentes. Por esse motivo, é importante que a formação inicial esteja em sintonia com a prática no espaço escolar. Neste trabalho, buscamos encontrar intersecções entre os conhecimentos teóricos e práticos, através de uma entrevista exploratória com professoras em serviço em uma escola privada, confessional. A investigação parte de uma pesquisa que visa realizar uma leitura cruzada entre as propostas descritas no Projeto Político Pedagógico da escola e o perfil do professor mediante as ações educativas provenientes de sua formação pedagógica e de sua experiência profissional. Através da análise temática das entrevistas, percebemos a adaptação dos conhecimentos das professoras ao que a escola apresenta como proposta pedagógica. Além disso, também identificamos que os saberes docentes oriundos da prática dominam a atuação, sendo considerados como determinantes para tal adaptação.


Palavras-chave


Formação docente; prática de ensino; autonomia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.467-485.1314

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex