Tecnologia assistiva e envelhecimento no contexto da deficiência visual: um caso de construção de letramentos

Girlane Maria Ferreira Florindo, Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos

Resumo


Este trabalho parte da seguinte questão: como viabilizar ao sujeito idoso com deficiência visual (DV) atividades de letramento e acesso a conteúdos culturais? Após o desenvolvimento de práticas pedagógicas que proporcionassem às pessoas com DV vinculadas a uma biblioteca específica do Distrito Federal – Brasília, foram propostas práticas de leitura e produção de textos, tendo como mediação recursos diversos de tecnologia assistiva acessível. O público referencial foram as pessoas com deficiência. Contudo, o estudo que se propõe foca num caso em particular que tem por objetivo revelar o resultado de investigação sobre as práticas de letramento vivenciadas por uma idosa com cegueira adquirida desenvolvido no âmbito de questões teóricas que envolvem o contexto da cegueira, da educação inclusiva e da tecnologia assistiva. Os resultados apontam para uma emancipação do sujeito, em contraposição à regulação que lhe é imposta pelo contexto social e familiar.


Palavras-chave


Deficiência visual; envelhecimento; atividades de letramento; tecnologia assistiva.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.483-494.1346

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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