O Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: o que pensam docentes e discentes

Wilson Leandro Krummenauer, Luiz Marcelo Darroz

Resumo


No presente artigo relatamos os resultados de uma pesquisa qualitativa fenomenológica realizada com alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em diferentes escolas da região do Vale do Rio dos Sinos, RS. Para coleta de dados utilizamos um questionário aplicado a docentes e outro a discentes, objetivando verificar as concepções pedagógicas que norteiam a prática docente e o que pensam os discentes sobre as aulas de Física. Para análise de dados utilizamos a Análise Textual Discursiva, da qual emergiram diferentes categorias e subcategorias de análise. Os resultados indicam que a maioria dos professores afirmam que utilizam algum referencial teórico na preparação de suas aulas, a maioria refere-se ao construtivismo. Já os alunos, relatam que não conseguem estabelecer a relação com o que é ensinado na escola com seu cotidiano. 


Palavras-chave


Ensino de física; concepção docente; educação básica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.437-448.1364

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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