Mostra Científica como prática diferenciada na formação inicial de professores

Lavinia Kelly de Sa Leitao Varela, Janety Brunna Souza Oliveira, Francisca Francilene Candido Azevedo, Paulo Henrique Macedo Lemos, Diogo Yuri Almeida, Diogo Pereira Bezerra

Resumo


A sociedade contemporânea na qual se vive necessita de futuros cientistas, bem como de profissionais capacitados para sua proficiente formação. Com base no contexto vivido pela sociedade atual é primordial e relevante que a iniciação científica tenha sua abertura ainda na formação básica; e que os professores da área científica em questão possam estimular o desenvolvimento no que diz respeito ao caráter científico nos alunos. O presente trabalho se apresenta como um ensaio cuja finalidade engloba a reflexão sobre as contribuições da elaboração de Mostras Científicas e o impacto positivo desse evento na formação inicial de professores assim como também na aprendizagem dos alunos da rede básica. Partindo desse ideal, foi realizada uma Mostra Cientifica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Ipanguaçu, onde foram realizadas entrevistas com alunos e professores presentes. Os resultados obtidos foram satisfatórios. Na formação de licenciados não é somente a teoria que contribui com o desenvolvimento, é necessária uma participação mais próxima do ambiente escolar e seus desafios.

Palavras-chave


Formação de professores; espaços de formação; mostra cientifica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.524-531.1370

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex