O papel do erro na construção do conhecimento matemático a partir da percepção dos professores dos Anos Iniciais

Thamyres Karolyne Wirmond, Graziela Ferreira de Souza, Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma investigação junto a professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre as dificuldades encontradas no processo de ensino, com o objetivo de identificar e apresentar as atitudes tomadas pelos docentes frente às dificuldades de seus alunos em conteúdos relacionados à matemática, analisando a utilização do erro como ferramenta de ensino. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários destinados a professores de matemática, atuantes  na etapa inicial do Ensino Fundamental, de cinco escolas municipais de Ponta Grossa-PR, os quais foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que os professores, em sua maioria, recorrem a abordagens lúdicas, não consideram o erro como possibilidade de ensino e não promovem a contextualização e a relação interdisciplinar no processo de construção do conhecimento. Conclui-se que é necessário fomentar práticas de formação docente em que os professores tenham como princípio de atuação a reflexão sobre sua prática, para viabilizar um ensino com maior abrangência, convertendo as dificuldades encontradas em ferramentas de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


Ensino de Matemática; anos iniciais; erros; concepção de professores; práticas de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.663-670.1379

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex