Os Desafios da Educação no Complexo Penitenciário de Charqueadas

Maria Zeloí Bueno de Oliveira

Resumo


Buscando entender através da história a necessidade de privar o ser humano da liberdade, o aumento desenfreado das prisões atualmente no Brasil, bem como a criação de políticas públicas que invistam na ressocialização do apenado que em algum momento passou e/ou passa por esta experiência, o presente artigo tem como objetivo principal mostrar a importância da Educação dentro do sistema prisional no município de Charqueadas. Onde uma pequena parcela dos apenados que tem acesso às salas de aula acreditam que a Educação seja uma oportunidade para mudanças, crescimento pessoal, retomada de valores, informação e principalmente formação. Mesmo ocorrendo de forma precária e enfrentando muitos obstáculos, aos poucos os educadores vão conquistando este espaço, conscientizando a todos os envolvidos que a educação é uma forma de inclusão para estes indivíduos.


Palavras-chave


desafios; educação; sistema prisional; mudanças.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.9.2012.%25p.140

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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