Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática: reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul

Andressa Abreu da Silva, Katia Arcaro, Rodrigo Sychocki da Silva

Resumo


O presente artigo constitui uma pesquisa de caráter documental que objetivou analisar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso das IFES do Rio Grande do Sul apresentam e estruturam a componente curricular História da Matemática. Recorre-se a estudos disponíveis na literatura e legislação vigente para sustentar a ideia de que a História da Matemática, enquanto elemento constitutivo na formação inicial do professor de matemática apresenta-se na forma de um desafio permanente o qual deve mobilizar todos os envolvidos com a formação de professores. A partir de um mapeamento feito nos currículos de Licenciatura em Matemática constatou-se que as IFES no Rio Grande do Sul manifestam a intenção de propor uma componente curricular teórico-reflexiva, dialogando com os futuros professores a partir da perspectiva de que a organização, estruturação e contribuições inerentes ao conhecimento científico matemático são consequências de uma constante realização humana.


Palavras-chave


Currículo; formação de professores; História da Matemática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.172-192.1434

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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