Contribuições de uma atividade investigativa para o processo de ensino e aprendizagem no campo da educação para o trânsito

Michelle Silveira Vilanova Costa, Tirzah D Avila Silveira Costa, Romualdo Santos Silva Júnior, Paulo Victor Coutinho Vieira

Resumo


Abordar a física na educação básica através de fenômenos cotidianos, como situações vivenciadas no trânsito, pode ser uma alternativa para a aprendizagem significativa dos estudantes. Nesse sentido, este trabalho objetivou desenvolver o projeto “Pare e preste atenção: Física no Trânsito”, devido à necessidade de abordar a educação para o trânsito no currículo escolar, seguindo as recomendações do Código de Trânsito Brasileiro e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Com a realização do projeto foi possível exemplificar para os estudantes a importância do tema abordado, pois além de conscientizar os alunos sobre seus direitos e deveres no trânsito, ainda foi possível relacionar a teoria vista em sala de aula com os conhecimentos prévios dos estudantes. Ao final do projeto, os alunos produziram pesquisas, cartazes, desenhos, paródias, apresentações, painel expositivo e demonstraram satisfação em participar.


Palavras-chave


Aprendizagem investigativa; Física; trânsito.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.458-466.1439

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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