Considerações sobre a abordagem da educação ambiental através da análise dos trabalhos de conclusão de um Curso Técnico em Meio Ambiente dos anos de 2011 a 2014

Franciélen Teixeira da Silva, Luciana Roso, Leonardo Galli, Luiza da Cruz Duarte

Resumo


Esta pesquisa avaliou a abordagem sobre educação ambiental (EA) nos trabalhos de conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas – Visconde da Graça (IFSul Pelotas-CaVG), realizados nos anos de 2011 a 2014. Como questionamento este trabalho procurou esclarecer se é possível encontrar abordagens de EA vinculadas à ética no contexto de trabalhos acadêmicos de nível técnico, tentando demonstrar que a educação ambiental e a ética ocorrem através da edificação da educação com base nos valores humanos.  A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa apresentou como justificativa o fato de vivenciarmos uma era de fragilidade humana, que necessita de reflexão sobre as práticas cotidianas, por este motivo objetivou-se reconhecer que existe necessidade de criarmos uma cultura acadêmica que estimule o estudo, a pesquisa e a produção científica que sirva de base para permear um debate sobre as nossas relações interpessoais, com o meio ambiente e a natureza antropossocial. A análise de dados realizada mostrou que 15 trabalhos apresentaram abordagens da educação ambiental em um total de 41 trabalhos, portanto, um percentual de 36,48%.


Palavras-chave


Ética; práticas socioambientais; conceitos ambientais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.894-912.1447

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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