A desvalorização do professor: percepções de professores participantes de um programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Valeria Oliveira Ferreira, Adriane dal Bó, Marcelo Prado Amaral-Rosa, Valderez Marina do Rosário Lima, Maurivan Güntzel Ramos

Resumo


O objetivo foi compreender as relações entre a desvalorização profissional e a desmotivação do professor. É um estudo de caso, realizado com dez professores participantes de um curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática de uma universidade comunitária. Os dados foram coletados por meio de questionários. A análise de dados foi procedida por meio de Análise Textual Discursiva. Os principais resultados são a emersão de quatro categorias finais: i) como o professor se reconhece em sua profissão; ii) impactos da desvalorização do professor nos processos de ensino e aprendizagem; iii) repercussões da falta de valorização e iv) alternativas para melhorias dessa situação. As categorias expressam a percepção docente sobre aspectos pessoais e profissionais da desvalorização profissional e suas repercussões na motivação dos professores e nos processos de ensino e aprendizagem bem como possíveis alternativas de enfrentamento das dificuldades.

 


Palavras-chave


Desvalorização docente; percepções docentes; Análise Textual Discursiva.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.243-255.1481

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex