Cinema e consciência: desafios da formação docente

Marcia Narcizo Borges, Rafaela Reis Machado Miranda, Raiza Caroline de Oliveira Leal, Thiago Duarte Rodrigues

Resumo


Esse trabalho apresenta um relato de experiência sobre a qualificação da formação inicial de alunos do curso de licenciatura em Química da UFF - Universidade Federal Fluminense por meio da linguagem cinematográfica. O ciclo de cines debates organizado por este grupo numa escola da rede pública estadual, na cidade de Niterói (RJ), demonstrou que a experiência estética e subjetiva do cinema gera um ambiente de ensino-aprendizagem mais democrático, onde estudantes do Ensino Superior e da Educação Básica tornam-se consumidores e críticos da linguagem audiovisual. Os resultados obtidos mostraram, sobretudo que foi possível formar professores de Química comprometidos em experimentar e pesquisar o potencial educativo que o cinema oferece, praticando uma pedagogia que visa muito mais do que o ensino de conteúdos disciplinares, mas a formação cidadã. 


Palavras-chave


Cinema e educação; formação de professores; cine debate.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.495-508.1557

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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