Estratégias no ensino de geometria para uma estudante com deficiência intelectual

Marcelio Adriano Diogo, Rosiane da Silva Rodrigues

Resumo


Este artigo relata os resultados alcançados por uma estudante com deficiência intelectual a partir de uma sequência planejada para desenvolver a noção de área e perímetro dentro do conteúdo de Espaço e Forma na Matemática. Com uma metodologia que apresenta situações crescentes em dificuldade, a luz da resolução de problemas e amparados pelo uso de situações didáticas e adidáticas, pretende-se desenvolver compreensão sobre o tema estudado e autonomia na estudante para apresentar alternativas na resolução das atividades. O trabalho mostra que um roteiro cuidadoso de atividades dirigidas promove avanços significativos no entendimento dos tópicos e constitui-se num método eficiente de abordagem dos conteúdos.

Palavras-chave


Deficiência intelectual; sequência didática; resolução de problemas; Matemática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.774-794.1560

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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