PlanCarter: construção de um jogo didático como estratégia para o ensino de coordenadas cartesianas

Francisco Vieira Dias, Cristiano S. Macêdo

Resumo


O Ensino de coordenadas cartesianas é relevante na formação dos estudantes. É onde a álgebra encontra a geometria e surgem os sistemas de referências, as funções, os gráficos e, diversas aplicações científicas. O objetivo do estudo foi desenvolver uma forma de ensinar coordenadas cartesianas aos estudantes em contributo às limitações da aprendizagem por meio de um jogo didático desenvolvido no âmbito da pesquisa. O estudo foi de abordagem qualitativa e, descritiva quanto aos objetivos. A primeira fase foi a construção do jogo didático e a segunda a experimentação com a população de estudantes da 1ª série de Ensino Médio de uma escola pública com amostra de 40 estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionário, observação e, alguns registros de atividades dos estudantes. Após as análises concluímos que utilizar o jogo numa prática escolar ativa, demonstrou amenizar algumas dificuldades de aprendizagem e melhorar outras como: obter as coordenadas a partir de uma função, localizar pontos, retas e curvas no plano, operar os números negativos e positivos, dentre outras.


Palavras-chave


Jogo PlanCarter; ensino de coordenadas cartesianas; aprendizagem matemática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.417-436.1605

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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