O uso do seminário na formação inicial de professores da educação profissional

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Josimar de Aparecido Vieira

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar o uso do seminário como atividade pedagógica e suas contribuições na formação de professores da Educação Profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, desenvolvido com 46 egressos e estudantes que frequentaram o curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional do IFRS, Câmpus Sertão, no período de 2010 a 2019. Os dados foram obtidos por meio de questionário e analisados a partir das contribuições de alguns autores. O trabalho centra-se nas acepções, finalidades e etapas do seminário e suas contribuições no processo de formação inicial de professores da EP. Os dados indicam que ele possibilita desenvolver nos estudantes a autonomia, corresponsabilidade e atuação crítica e comprometida com um processo ensino-aprendizagem significativo. Pode ser considerado como importante estratégia para o desenvolvimento da aprendizagem, promovendo o rompimento das dicotomias estabelecidas pelo paradigma tradicional de educação e a aproximação entre teoria e prática numa perspectiva interdisciplinar da situação em estudo. Contribui para a formação inicial de professores inovadores, podendo ser uma boa atividade pedagógica se for devidamente planejada e desenvolvida durante as aulas.


Palavras-chave


Educação Profissional; formação de professores; seminário.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.969-983.1625

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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