Ensino de biologia a partir da metodologia de estudo de caso

Marcelo Alberto Elias, Viviane Rico

Resumo


O ensino de biologia enfrenta diversos desafios, como muitas nomenclaturas e conceitos complexos, que fazem com que a aprendizagem se torne cansativa na perspectiva do estudante. Levando em conta esses fatores, a metodologia de estudo de caso pode ser uma alternativa didática para enfrentar as dificuldades existentes. Esta metodologia ativa consiste em uma narrativa que estimula os educandos a se questionarem “por quê?” e “como?”, além de incentivar a formulação de questionamentos, elaborar hipóteses e solucionar problemas. Portanto este trabalho buscou avaliar a eficiência da aplicação do estudo de caso em um colégio público de Douradina-PR por meio da utilização de questionários e análise do discurso. Os resultados obtidos alcançaram as expectativas sobre a eficácia do método de ensino por meio de atividades de investigação, pois na maioria dos estudantes foi estimulado o interesse pela aula e a busca por respostas, além de aumentar a participação dos alunos na aula, deixando de lado a posição de serem apenas ouvintes.


Palavras-chave


Ecologia; ensino de biologia; estudo de caso; estudo por investigação; metodologias ativas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.392-406.1666

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex