Fundamentos Filosóficos sobre Educação Ambiental dos Licenciandos em Física do IFSul

Christiano Nogueira

Resumo


Neste trabalho investigou-se os fundamentos filosóficos sobre Educação Ambiental de licenciandos em Física do IFSul. Metodologicamente tratou-se do estudo com base em três linhas que direcionam o pensamento ambiental: Pragmática, Positivista e Crítica e Emancipatória. Aplicou-se um questionário para verificar a(s) tendência(s) a 12 estudantes que representam 43% do total. Os resultados mostram uma forte tendência a um pensamento positivista para uma Educação Ambiental para a solução de problemas ambientais. Também de forma significativa se verificou uma visão pragmática da Educação Ambiental e finalmente se verificou “ruídos” de fundamentos filosóficos relacionados a um pensamento da perspectiva crítica e emancipatória.

Palavras-chave


Formação de Professores; Educação Ambiental; Ensino de Física.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.11.2014.70-85.179

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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