A convergência da educação ambiental, sustentabilidade, ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e ambiente (CTSA) no ensino de ciências

Jacinta Lourdes Weber Bourscheid

Resumo


A sociedade contemporânea sofre uma grande influência das tecnologias o que nos faz refletir sobre as necessidades educacionais atuais e a ação que exerce sobre/no Ensino de Ciências. Na análise inicial, a década de cinquenta, com a origem da Educação Ambiental e a relação do homem com o ambiente natural, qualidade de vida e sustentabilidade. O tema CTS e CTSA surge como possibilidade de diálogo para a questão ambiental, tecnológica, econômica e sociocultural, para articular nos sistemas educacionais, os conteúdos científicos com o contexto social, desenvolvendo a atitude crítica frente à sociedade, mostrando a ciência e a tecnologia como atividades humanas de relevância social, que permeia a cultura e está presente no cotidiano.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Sustentabilidade; CTS; CTSA; Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.11.2014.24-36.183

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex