Modelos didáticos e concepções de ensino de matemática

Luciano Sant'Ana Agne, João Batista Siqueira Harres

Resumo


O presente artigo trata da relação entre os modelos didáticos e as concepções de pesquisadores sobre o ensino de Matemática. Os dados e resultados fazem parte da pesquisa de mestrado concluída pelo autor. Neste trabalho foram relacionados três modelos didáticos, o absolutista, relativista e evolutivo-construtivista, com as concepções de ensino de 22 autores de dissertações de mestrado aprovadas no âmbito do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUC-RS. Os dados foram obtidos pelo processo de Análise Textual Discursiva dos trabalhos. A pesquisa conclui que as concepções de ensino dos professores influenciam no processo de aprendizagem dos alunos.


Palavras-chave


Concepções de Ensino; Ensino de Matemática; Modelos didáticos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.12.2015.75-86.252

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex