As mudanças no espaço escolar e a exigência de formação e transformação dos professores

Melissa Heberle, Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara, Silvana Neumann Martins, Marli Teresinha Quartieri

Resumo


O presente ensaio, de caráter bibliográfico, discute a necessidade da formação docente tendo em vista as mudanças da sociedade atual, influenciadas pelas tecnologias. Neste contexto, o currículo, bem como as formas de educação, precisam ser reinventados e diversificados. Entre os fatores que levam professores a temerem as mudanças estão o receio em relação à perda do emprego e a terem que “reaprender” a profissão. De fato, transformações no campo educacional são provocadoras e impõem aos educadores esforços intelectuais e emocionais. É fundamental que esses desenvolvam a capacidade de reflexão, uma vez que a mudança da prática educativa deverá estar centrada na aprendizagem do aluno e em sua própria aprendizagem.

Palavras-chave: Mudanças. Currículo. Formação docente.


Palavras-chave


Multidisciplinar; Ensino; Mudanças; Currículo; Formação docente

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.12.2015.87-93.253

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex