A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico.

Roniere dos Santos Fenner, Fabiana Pauletti, Marcelo Prado Amaral Rosa, Michel Mendes

Resumo


Nos últimos anos os professores têm procurado encontrar caminhos para uma necessidade de renovar o ensino de ciências, e com isso, aperfeiçoar os procesos de ensino e aprendizagem nas Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) nos diferentes ciclos educativos. Esta pesquisa investigou como a reconstrução do Projeto Político-Pedagógico em cinco Escolas Públicas Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, serviu de apoio aos profesores das Ciências da Natureza, no momento da elaboração do seu próprio material didático. A metodologia está ancorado na análise de discurso de Moraes e Galiazzi. Ainda, por meio do proceso de unitarização dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas pesquisadas, foram apontados pressupostos fundamentais no momento da recontrução do documento em questão. Esses pressupostos, foram nomeados de categorias de análise, que são: planejamento, avaliação, currículo e trabalhadores em educação. A pesquisa apontou ainda que temas transversais, como produção e conservação de alimentos; tinturarias; derivados do leite; medicina caseira; odorização de ambientes; ferraria, são temáticas que apresnetam abordagem relevante em sala de aula, para aproximar os conceitos das Ciências da Natureza com a realidade do estudante.


Palavras-chave


Educação. Currículo em Ciências. Projeto Político-Pedagógico.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.13.2016.5-14.276

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex