Formação integrada do ensino médio com a educação profissional: o que dizem as pesquisas

Josimar Aparecido Vieira, Marilandi Maria Mascarello Vieira

Resumo


O artigo aborda o estado de conhecimento sobre formação integrada do ensino médio com a educação profissional. Apresenta concepções de ensino integrado, análise sobre experiências de integração do ensino médio com a educação profissional enfocando suas dificuldades e entraves. São examinadas tentativas de organização do ensino integrado a partir das sínteses conclusivas dos estudos realizados. A fonte dos dados 16 trabalhos publicados pela ANPED (reuniões entre 2006 e 2013). Aponta princípios e dados que podem contribuir para a formação integrada do ensino médio com a educação profissional, e destaca que propostas desta natureza requerem integração epistemológica de conteúdos, de metodologias e de práticas educativas.

Palavras-chave


currículo integrado, ensino médio, educação profissional

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.13.2016.79-92.287

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex