Uma experiência num curso de Licenciatura em Matemática: Engenharia Didática com o tema Equações Quadráticas

Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Francisco Regis Vieira Alves

Resumo


Neste artigo discutimos uma metodologia para resolução de equações quadráticas com viés geométrico, através do Método de Descartes e do Método das Semicircunferências Tangentes. Estes modelos tratam da localização dos zeros de equações quadráticas através de elementos da Geometria Plana. Ademais, apresentamos uma proposta de Engenharia Didática, enquanto metodologia de ensino, cujo objetivo maior é favorecer o professor de Matemática da Educação Básica, auxiliando na diversificação das aulas, mostrando o enlace que existe entre Álgebra e Geometria. A descrição das etapas da Engenharia Didática prevê explorar os aspectos investigativos no estudante possibilitando a experimentação matemática através de situações didáticas de ensino, inclusive com uso recursos tecnológicos utilizando o software GeoGebra.

Palavras-chave


Ensino de Matemática; Equações Quadráticas; Engenharia Didática; Interpretação Geométrica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.43-62.323

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex