Uma revisão de literatura sobre a formação musical continuada de professores generalistas

Vitor Hugo Rodrigues Manzke, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo

Resumo


Este texto é um recorte da revisão de literatura de uma pesquisa de mestrado em andamento. Busca compreender e refletir sobre a formação musical de professores generalistas, em especial os processos de formação continuada com ênfase nas metodologias e conteúdos. Foram mapeadas publicações da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, nos co gressos e revistas, partindo de um mapeamento já publicado por Werle e Bellochio (2009) e ampliado neste trabalho até o ano de 2013. Pela leitura e reflexão dos trabalhos foi possível perceber que uma produção acadêmica mais ampla e direcionada aos conteúdos e metodologias poderia contribuir ainda mais para que se conquiste espaços para a educação musical na formação destes professores.

Palavras-chave


Formação continuada; Professores generalistas; Metodologias e conteúdos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.320-330.334

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex