O estudo e o ensino da sequência de Fibonacci numa abordagem atualizada

Arlem Atanazio dos Santos, Francisco Régis Vieira Alves

Resumo


O presente artigo apresentam certas concepções relativas ao estudo e ensino da História da Matemática que evidenciam um caráter de proficuidade para o professor que pretende explorar a dimensão histórica da Sequência de Fibonacci, em sala de aula. Assim, apresenta as etapas de seleção, organização e aplicação de atividades voltadas para a sala de aula, afetado por um enfoque histórico, epistemológico e matemático. Finaliza, pois, apresentando uma proposta teórica de atividade histórica, destacando como esta foi organizada de acordo com seus objetivos, procedimentos de execução, bem como eventuais discussões; numa visão de integração dos elementos históricos, epistemológicos e matemáticos.


Palavras-chave


estudo e ensino de matemática; sequência de Fibonacci; atividades históricas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.13.2016.42-53.357

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex