A diversidade cultural como princípio pedagógico na formação de professores.

Angelita Hentges

Resumo


A escrita deste texto está embasada na experiência docente nos cursos de formação inicial de professores, nos quais se percebe que ainda é comum atribuir à formação um papel de instrumentalização para a docência, como a aprendizagem de elaboração de planos, de critérios avaliativos, de objetivos de aula, enfim, de uma série de habilidades e competências consideradas necessárias para o exercício da profissão. Para além desta perspectiva, procura-se, neste texto, realizar reflexões em torno disto, tendo como pressuposto que a formação de professores é  processo de formação humana/educação humana, alicerçado na valoração da diversidade cultural, assumida como um princípio pedagógico.


Palavras-chave


Educação –prática pedagógica - diferença

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.13.2016.88-93.359

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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