Formação Docente: um processo permanente e atual

Aline Silva De Bona, Glaucia Marcon, Silvana Pires Silveira, Silvana Medeiros

Resumo


O trabalho é uma reflexão teórico-prática sobre uma atividade proposta em um Curso de Extensão no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. O curso, voltado para a formação docente, busca discutir muitos temas relevantes na área da Educação, e por fim que cada professor consiga responder a pergunta: O que é ser ou fazer formação docente? Com o objetivo de compartilhar o que pensam os professores e como entendem a ação de formação docente, o estudo delineia-se como um estudo de caso e se propõe a analisar as respostas obtidas com os professores cursistas. Essa análise se encontra fundamentada em estudos que compreendem a aprendizagem como um processo construtivista, dialogado e complexo, segundo Piaget, Freire e Morin. Alguns resultados apresentados são a solicitação dos professores por formação docente, a necessidade de supervisão escolar como um elemento transformador na sala de aula e a carência da formação da graduação de um licenciado quanto a realidade de aula. Esses resultados parecem indicar que a formação docente é mais do que fazer mas sim ser.


Palavras-chave


Professores, Escola, Sala de Aula, Prática Docente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.14-24.389

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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