O discurso da interdisciplinaridade e as Impressões docentes sobre o Ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental

Luiz Fernando Mackedanz, Liane Serra da Rosa

Resumo


O atual panorama sobre a disciplina de Ciências aponta para a necessidade de trabalho interdisciplinar e contextualizado, aproximando o conteúdo escolar da realidade dos estudantes. Porém, os docentes responsáveis relatam desconforto com este trabalho, quando são exigidos a lecionar tópicos não relacionados a sua formação inicial, tema investigado neste trabalho, sobretudo quanto ao discurso de interdisciplinaridade. A partir da Análise Temática, mostramos que os próprios docentes apontam a necessidade de formação continuada voltada para a realidade escolar, a partir de suas vivências. Além disso, percebemos a necessidade de reforços quanto ao conteúdo para ministrar todos os elementos da disciplina de Ciências Naturais.


Palavras-chave


Integração de conteúdos; Trabalho docente; Formação continuada

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.13.2016.140-152.392

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex