Estudo das perguntas de professores e estudantes em aulas de Química.

Cristiano Centeno Specht, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Maurivan Güntzel Ramos

Resumo


O artigo busca responder à questão Como se caracterizam e quais as consequências para a aprendizagem das perguntas feitas por quatro professores e 455 estudantes do ensino médio durante as aulas de Química em escolas de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul? Durante a pesquisa foram anotadas 1.178 perguntas em 18 turmas de ensino médio de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, após observações feitas em 40 aulas de Química. As perguntas foram analisadas sob o enfoque de sua demanda e de seu perfil, tendo sido classificadas e analisadas de acordo com Roca, Márquez e Sanmartí (2013). Pela análise das informações produzidas pode-se perceber que essas perguntas são, em sua maioria, de perfil informativo.


Palavras-chave


Pergunta em sala de aula; Perfil da pergunta; Ensino de Química

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.225-242.395

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex