Educação Ambiental na escola: promovendo e valorizando o sujeito e o ambiente

Lilian Natani Rosa da Silva, Patricia Mendes Calixto

Resumo


Este trabalho versa sobre o projeto “Pensando o Ambiente” cujo objetivo foi o desenvolvimento de sujeitos ecológicos a partir da prática da educação ambiental na escola. O processo ocorreu em encontros semanais, no turno inverso, com sessenta estudantes das séries finais do ensino fundamental da escola Municipal Engenheiro José Blaha, no município de Butiá/RS. Tratou-se das problemáticas ambientais em âmbito local, a partir da corrente crítica, proposta por Loureiro (2004). Para tanto, foram realizadas atividades teóricas e práticas com o tema meio ambiente. Buscou-se a identificação das principais vulnerabilidades ambientais e sociais presentes no Bairro Charrua, através de pesquisa bibliográfica e saídas de campo. As atividades ocorreram entre os meses de maio a novembro de 2014, que incluíram visitas a comunidade e aos municípios limítrofes. Na etapa final, os participantes foram entrevistados e analisou-se as principais mudanças observadas no âmbito escolar, na comunidade, e, em si mesmos. A metodologia para avaliação das ações foi qualitativa. Dentre os resultados, os estudantes manifestaram que a principal mudança é, hoje, a valorização de si mesmos e de sua comunidade. Isto foi possível pelas oportunidades de observar, refletir e analisar as condições locais nas quais estão inseridos.


Palavras-chave


Educação Ambiental

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.25-36.402

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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