Educação Física inclusiva e paradesporto: semelhanças e diferenças

Cláudia da Rosa Romero, Eduardo Klein Carmona

Resumo


Este estudo tem como objetivo descrever as diferenças e semelhanças entre o Paradesporto e a Educação Física Inclusiva evidenciadas no discurso de profissionais da Educação Física que trabalham com pessoas com deficiência na região metropolitana de Porto Alegre. Além disso, o trabalho visa mostrar as visões desses profissionais quanto às políticas públicas para pessoas com deficiência em seus locais de atuação e os motivos que os levaram a trabalhar com público em questão. Para tanto, a coleta de informações contou com uma pesquisa feita por meio de um questionário on-line realizado com professores de Educação Física. Neste estudo, fica claro que, enquanto a Educação Física Inclusiva permeia o campo da inclusão através de atividades lúdicas, cooperativas e recreativas, fazendo com que todas as pessoas com e sem deficiência participem ao mesmo tempo das mesmas propostas, o Paradesporto se manifesta nas atividades com vistas à performance, ao rendimento, ao treinamento e à competição, buscando descobrir talentos e preparando-os para a vida de atleta. 


Palavras-chave


Educação Física Inclusiva; Paradesporto; Esporte adaptado; Pessoa com Deficiência

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.29-42.414

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex