Os desafios da escola contemporânea: enunciações de uma professora da rede pública de educação

Michele Roos Marchesan, Marli Teresinha Quartieri, Rogério José Schuck, Suzana Feldens Schwertner

Resumo


O presente artigo tem como objetivo averiguar os desafios da escola Contemporânea, por meio da articulação entre referencial teórico e análise dos dados produzidos por uma professora da rede pública de educação. A investigação, de cunho qualitativo, envolveu uma professora da rede pública de educação, que atua em duas instituições de ensino no município de Lajeado – RS. Para a produção dos dados utilizou-se dois meios, a entrevista semiestruturada, constituída por dez questões, sendo a última a produção de uma imagem que apresentasse os desafios da escola na contemporaneidade. Por meio do estudo realizado, foi possível identificar como desafios da escola na contemporaneidade a necessidade de superar o descompasso e a incompatibilidade entre a escola e a sociedade e entre a escola e os alunos. Ademais, os resultados também apontam sobre a necessidade de se refletir na escola sobre os processos de ensinar e aprender, levando-se em conta os avanços e as transformações que ocorrem na sociedade contemporânea, partindo de uma perspectiva de formação de professores construída dentro da profissão.

Palavras-chave


Crise da Escola Moderna; Contemporaneidade; Formação de Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.304-319.415

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex