Atividade Experimental como Proposta de Formação de Aprendizagem Significativa no Tópico de Estudo de Soluções no Ensino Médio

Francisco Alberto Saraiva, Ana Karine Portela Vasconcelos, Josiel Albino Lima, Caroline de Goes Sampaio

Resumo


Como parte da dissertação em Ensino de Ciências e Matemática (ECM), o presente artigo investiga especificamente, indícios de Aprendizagem Significativa (AS) no ensino e aprendizagem em Química no tópico Estudo de Soluções (ES) adotando Atividade Experimental (AE). Para coleta de dados, foram aplicadas questões após as aulas teóricas e atividade experimental a estudantes do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Ceará. A análise dos dados leva a concluir que a AE, na abordagem do tópico de ES, contribui para aprendizagem significativa, pois os estudantes apresentaram evolução em suas respostas.

 



Palavras-chave


: ensino e aprendizagem em Química, atividade experimental, aprendizagem significativa.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.194-208.424

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex