A pessoa com deficiência intelectual e a formação de professores de Educação Física: uma revisão bibliográfica.

Fabiane de Oliveira Dorneles, Tuany Defaveri Begossi, Janice Zarpellon Mazo

Resumo


.  O presente estudo teve por objetivo verificar a produção de conhecimento acerca da formação de professores de educação física para atuação junto das pessoas com deficiência intelectual. Para sua realização, procedeu-se a coleta de artigos em revistas eletrônicas da área da Educação Física e da Educação Especial, como também em livros, uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado. As informações obtidas por meio da revisão bibliográfica apontaram que medidas legais foram sendo estabelecidas para atender e incluir as pessoas com deficiência no contexto escolar. Estas medidas se deram, sobretudo, a partir da alteração dos programas de formação de professores. No entanto, no que concerne, especificamente, à formação de professores de educação física para atuação junto das pessoas com deficiência intelectual, a literatura consultada ainda carece de registro e aprofundamento, uma vez que, grande parte das pesquisas localizadas se dedicam a descrever características das síndromes que apresentam de alguma forma, características relacionadas com a deficiência intelectual e não ampliam suas análises para a inserção destas pessoas em contextos sociais, tais como a escola.


Palavras-chave


Deficiência Intelectual; Educação Física; Formação Profissional

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.262-273.436

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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