Gestor aprendente no ensino mediado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação

César Costa Machado, Débora Pereira Laurino

Resumo


Uma educação na qual as relações que envolvem o ensinar são progressivamente constituídas e potencializadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, os Gestores da Educação devem refletir sobre sua atuação. Para isso, esse artigo estuda as compreensões dos sujeitos, envolvidos com a gestão do ensino mediado por tecnologias digitais orientados aos processos administrativos e como metodologia de ensino. Dessa forma analisamos a gestão sob as perspectivas do processo de capacitação de professores e da produção de material digital para o Ensino Mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Os registros foram obtidos por meio de entrevistas abertas e semiestruturadas. A investigação possui abordagem qualitativa e a metodologia de análise adotada é o Discurso do Sujeito Coletivo, por permitir a compreensão coletivizada das conversas. Os discursos anunciam práticas que se consubstanciam com as atividades administrativas e pedagógicas, relatando: contrariedade, desconhecimento e divergências. Observamos sistemicamente um planejamento indefinido para ações que envolvem a modalidade de ensino semipresencial e a verificação de seus impactos na Instituição.

Palavras-chave


Gestão escolar, Gerenciamento da Tecnologia para o EaD, Ensino superior, Experiência Docente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.105-121.439

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex