Da narrativa literária à produção textual coletiva: remontando temas químicos no Ensino Fundamental

Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, Jorge Cardoso Messeder

Resumo


Este artigo descreve um relato de experiência com 22 alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 8 aos 12 anos, de uma escola municipal do terceiro distrito de Duque de Caxias (RJ). O desenvolvimento decorreu de atividades discursivas por meio da roda de conversas, tendo como eixo norteador as discussões um clássico dos Irmãos Grimm, “A Branca de Neve” na versão de Ana Maria Machado (2010). Os relatos iniciais das crianças indicaram o conceito atribuído à química como algo nocivo. Ao longo das conversas e das problematizações, novas respostas foram atribuídas quanto os benefícios ou malefícios que a química produz na vida das pessoas, chegando ao ponto de atribuírem ao homem a responsabilidade sobre o que fazer com o conhecimento científico produzido. O objetivo do enfoque CTS no ensino pode ser observado na construção do texto coletiva e nas representações criança sobre por meio do desenho.


Palavras-chave


Ensino Fundamental; Conceitos Químicos; Produção Textual; CTS.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.137-150.451

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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