Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos: uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica

Tiago Vencato Martins, Luiza Rodríguez Doering, Mauro Dinael Beilfuss Bartz

Resumo


Este artigo discute a abordagem da Lei de Resfriamento de Newton como possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica. Propomos que os alunos desenvolvam modelos que não estariam ao seu alcance, em função dos sofisticados conhecimentos matemáticos que exigem, valendo-se de recursos da Modelagem Matemática e auxiliados pelo software GeoGebra. Aliando o uso da tecnologia ao ensino da álgebra, baseando-nos em bibliografias que apoiam esta associação, apresentamos como sugestão uma atividade experimentada no primeiro ano do Ensino Médio onde abordamos o ensino de funções. Nela apontamos que a adoção de uma metodologia apoiada por recursos tecnológicos pode colaborar no desenvolvimento de habilidades inerentes ao pensamento matemático, tais como: estabelecer relações, fazer conjecturas, realizar aproximações, previsões e resolver problemas.


Palavras-chave


Modelagem Matemática, Ensino de Matemática; GeoGebra

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.225-235.457

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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