Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e suas similaridades na produção do conhecimento: estudos das palavras-chave das dissertações defendidas conforme Avaliação Trienal 2010-2012

Maria Helena Machado de Moraes, Angélica Conceição Dias Miranda

Resumo


Neste artigo apresentam-se as concepções que pautam o Mestrado Profissional no Ensino de Ciências, enfatizando os programas reconhecidos na Avaliação Trienal 2010-2012. Fez-se recorte dos Programas que se apresentam como Ensino de Ciências, por entender que não se limitam a uma área. Foram elencados 7 programas, sendo que 2 não continham publicações, fato que ocorre pelo ano de abertura. Para discutir as similaridades propostas, estudou-se as palavras-chave das dissertações. Como metodologia utilizou-se a métrica da informação Cientometria, que permite estudar indicadores, neste caso, as palavras-chave, que foram organizadas por programas. Em seguida desenvolveu-se nuvens de palavras, que apontam os termos que mais se destacam. Observou-se que mesmo os programas pertencentes a regiões brasileiras distintas, há semelhanças de conhecimentos produzidos. Fato que pode contribuir para diálogos entre os programas já existentes ou abertura de novos, assim como trocas de saberes, inovando conhecimentos que incidam na educação. 


Palavras-chave


Mestrado Profissional em Ensino de Ciências; Cientometria; Nuvem de palavras

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.167-181.491

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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