A Contextualização no Ensino de Ciências na Visão de Professores da Educação Básica

Jucelino Cortez, Luiz Marcelo Darroz

Resumo


O presente trabalho faz o relato dos procedimentos e dos resultados obtidos com uma pesquisa realizada junto a um grupo de professores da educação básica da rede pública de município do Rio Grande do Sul. Procuramos com esta ação, utilizando entrevistas semiestruturadas, identificar quais as concepções acerca da contextualização no ensino de ciências, bem como destacar quais os fatores que prejudicam ou contribuem para esta prática. Os depoimentos dos entrevistados foram tratados utilizando-se da Análise Textual Discursiva, método este que balizou a categorização dos dados obtidos nas entrevistas, permitindo assim, atingir nosso objetivo principal que consiste em oferecermos apontamentos motivadores de futuras reflexões acerca da contextualização no ensino das ciências.

Palavras-chave


Ensino de Ciências. Contextualização. Educação Básica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.182-190.533

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex